Acadêmica: Elizabete Dias dos Santos
O Estágio é uma prática
investigadora, formadora e crítico-reflexivo de fundamental importância para
nossa formação acadêmica e para construção de nossa identidade. A extrema
importância do Estágio Supervisionado se dá por fornecer a aproximação do
acadêmico com sua futura área de atuação.
O estágio foi regido na
Escola de Ensino Especial APAE no período de 20 de agosto a 08 de setembro pela
acadêmica Elizabete Dias Santos, com carga horaria de 60 horas divididas em
observação, monitoria, planejamento e regência.

O referido estágio teve como objetivo estimular o aprofundamento na aprendizagem, observar, e compreender a realidade da Escola de Ensino Especial da APAE da cidade de Espinosa MG. A APAE de Espinosa funciona em sua sede própria, situada na Praça Antonino Neves, nº 79, centro, a mesma possui amplas e adequadas instalações para o atendimento às pessoas com deficiências nas áreas de: assistência social, saúde e educação. APAE objetiva ampliar o atendimento especializado com vistas a atribuir maior qualidade de vida as pessoas com deficiência intelectual e múltipla - público alvo de entidade.
De acordo com a necessidade especifica as suas finalidades estatutárias é:
I - Promover a melhoria
da qualidade de vida das pessoas com deficiência, preferencialmente intelectual
e multiplica, e transtornos globais do desenvolvimento, em seus ciclos de vida:
crianças, adolescentes, adultos e idosos, buscando assegurar-lhes o pleno
exercício da cidadania;
II - Prestar serviço de habilitação e
reabilitação ao público e a promoção de sua integração à vida comunitária no
campo da assistência social, realizando atendimento, assessoramento, defesa e
garantia de direitos, de forma isolada ou cumulativa às pessoas com
deficiência, preferencialmente intelectual e múltipla, e para suas famílias;
III - Prestar serviços de educação especial às
pessoas com deficiência intelectual e múltipla;
IV – oferecer serviços
na área de saúde, desde a prevenção, visando assegurar uma melhor qualidade de
vida para as pessoas com deficiência, preferencialmente intelectual e múltipla.
Infraestrutura
geral da instituição e recursos humanos:
Composto por 01 sala de diretoria, 01 sala de secretaria 07 salas de aula, 01 sala de fisioterapia, 01 sala de fonoaudiologia, 01 sala de integração sensorial, 01 sala de oficina profissionalizante, 01 sala de biblioteca, 01 sala de coordenação pedagógica, 01 sala de professores, 01 sala de odontologia, 01 cozinha, 01 laboratório de informática, 02 banheiros de professores, 02 banheiros de alunos, 01 sala de serviço social, 01 sala de psicologia, 01 sala de terapeuta ocupacional, 01 sala de convivência.
Composto por 01 sala de diretoria, 01 sala de secretaria 07 salas de aula, 01 sala de fisioterapia, 01 sala de fonoaudiologia, 01 sala de integração sensorial, 01 sala de oficina profissionalizante, 01 sala de biblioteca, 01 sala de coordenação pedagógica, 01 sala de professores, 01 sala de odontologia, 01 cozinha, 01 laboratório de informática, 02 banheiros de professores, 02 banheiros de alunos, 01 sala de serviço social, 01 sala de psicologia, 01 sala de terapeuta ocupacional, 01 sala de convivência.
O Público alvo da Instituição
É
composto de pessoas com deficiência intelectual e múltiplas. Sendo atendido em
2013 um total de 86 (oitenta e seis) pessoas subdivididas em: uma criança com 4
anos com deficiências. 21 crianças e adolescentes com idade entre: 06 e 14
anos: deste grupo de pessoas com deficiência 14 possuem deficiência intelectual,
07 deficiências múltiplas. 64 jovens e Adultos com 15 e 55 anos.
Destas
pessoas com deficiência 42 tem deficiência intelectual e 22 deficiências
múltiplas. Todo público alvo da entidade é oriundo de famílias de baixa renda,
estando alguns em situação de vulnerabilidade social, necessitando de
atendimentos específicos e acompanhamento assistencial direto e imediato.
Observação e Monitoria
No
período entre os dias 21 a 28 de agosto de 2014 o estágio ocorreu durante o
turno vespertino, mediante a participação e caracterização das práticas do
Pedagogo, foram realizadas as atividades relacionadas à observação escolar, com
o objetivo auxiliar e acompanhar o Pedagogo nas suas atividades diárias,
possibilitando à acadêmica conhecer o cotidiano escolar, integrando teoria e
prática.
A APAE de Espinosa completou 15 anos e comemorou a semana nacional da pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla de 21 a 28 de agosto de 2014 com o tema Construindo uma História de Igualdade e Oportunidade para todos.
A APAE de Espinosa completou 15 anos e comemorou a semana nacional da pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla de 21 a 28 de agosto de 2014 com o tema Construindo uma História de Igualdade e Oportunidade para todos.
Dia 21 de agosto com apoio do Pedal e ação,
onde ocorreu o ciclismo, com a participação dos pais, alunos, funcionários e
estagiarias da Unimontes, saíram em passeata pelas ruas pedalando em
comemoração.
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| Pedal em Ação |
Dia 22 de agosto deu-se inicio as atividades com oração
que acontece todos os dias antes de começar as atividades escolares é um
momento muito precioso onde todos participam dando oportunidade aos alunos de
fazer suas preces e agradecimento a DEUS.
Após a oração, fomos para o ginásio poliesportivo para atividades esportivas com a participação de alunos, professores e estagiárias, realizaram jogos como queimada, peteca, estoura balões. Durante os jogos perceberam-se capacidades, e interação uns com os outros com muito companheirismo, aceitação e carinho, mesmo com suas diferenças e necessidades.
Dia 25 de agosto deu-se inicio as atividades em sala com oração que acontece todos os dias antes de começar as atividades escolares é um momento muito precioso fazem suas preces e agradecimentos a DEUS. Houve também um café com educadores e toda a rede de assistência social.
Após a oração, fomos para o ginásio poliesportivo para atividades esportivas com a participação de alunos, professores e estagiárias, realizaram jogos como queimada, peteca, estoura balões. Durante os jogos perceberam-se capacidades, e interação uns com os outros com muito companheirismo, aceitação e carinho, mesmo com suas diferenças e necessidades.
Dia 25 de agosto deu-se inicio as atividades em sala com oração que acontece todos os dias antes de começar as atividades escolares é um momento muito precioso fazem suas preces e agradecimentos a DEUS. Houve também um café com educadores e toda a rede de assistência social.
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| Momento de Oração |
Dia 26 de agosto, houve a realização de um passeio ao
pesqueiro, Queda d’água na cidade de Espinosa com ajuda dos profissionais e
acadêmicos, e participação ativa dos alunos que se divertiram muito. Houve
pescaria, observação dos animais e plantas e realização de algumas brincadeiras.
No
dia 27 de agosto foi realizado uma carreata com os alunos pelas ruas da cidade
de Espinosa, contaram com a presença e participação dos pais, funcionários e
acadêmicos, carreata com objetivo de chamar a atenção da população mostrando as
capacidades da pessoa com necessidade especial, e com enfoque nos direitos em
forma de divulgação.
No dia
28 de agosto, aconteceu na escola de ensino da APAE, a feira de cores e
sabores com apresentações de alguns alunos da mesma com danças
folclóricas, exposições de pratos típicos, artesanatos e lendas. O evento
ainda contou com a visita de outras escolas do município, apreciando as
apresentações dos alunos e as diversas exposições.
Durante
os dias 29 e 30, foi realizado o planejamento das aulas com a coordenadora
pedagógica da instituição, juntamente com as acadêmicas Edilene Soares, Fabiana
Miranda, e Letícia Lopes, no qual foi desenvolvido um projeto pedagógico com o
tema sete de setembro, onde foram realizadas mesmas atividades em sala de aula.
O planejamento é de suma importância pois a educação especial tem como meta envolver o aluno no processo ensino-aprendizagem, como agente no processo e construção do saber; desenvolver com o aluno o conceito de pessoa como sujeito de sua história, livre e capaz de conceber-se, num projeto de transformação social e que, consciente de sua situação histórica, age e interage de forma crítica, sendo capaz de ser solidário, fraterno, de amar e ser amado, e reconhecendo para suas semelhantes igualdades de direitos, deveres e oportunidades; preparar ao aluno para o desafio do trabalho a fim de exercer suas atividades num processo histórico e de participação comunitária.
O planejamento é de suma importância pois a educação especial tem como meta envolver o aluno no processo ensino-aprendizagem, como agente no processo e construção do saber; desenvolver com o aluno o conceito de pessoa como sujeito de sua história, livre e capaz de conceber-se, num projeto de transformação social e que, consciente de sua situação histórica, age e interage de forma crítica, sendo capaz de ser solidário, fraterno, de amar e ser amado, e reconhecendo para suas semelhantes igualdades de direitos, deveres e oportunidades; preparar ao aluno para o desafio do trabalho a fim de exercer suas atividades num processo histórico e de participação comunitária.
Regência
Entre os dias 01 de
setembro a 05 de setembro de 2014 foi realizada a regência na Escola de ensino
Especial de Espinosa em uma sala da EJA de séries nos anos Iniciais. A sala é
comportada de alunos de deficiências múltiplas com comportamentos diferenciados
requerendo cuidado e atenção. Durante este período foi trabalhado em sala de
aula textos que ressaltava o sete de setembro.
Foi realizado no pátio
encenação da independência do Brasil com a participação das estagiarias regentes
no período na escola APAE. E trabalhado com
alunos as
características e a distribuição da região sudeste do Brasil especificamente
com um dos elementos da cultura do sudeste: A festa popular do Carnaval.
Explicação a respeito das
comidas típicas da região sudeste e os preparos necessários para a realização
das mesmas, inclusive a compra de alimentos saudáveis e a importância dessa
prática no cotidiano.
Diálogo
com os educando sobre o clima quente em que os mesmos vivem e os cuidados e
hábitos higiênicos, os quais devem ser realizados cotidianamente para a
manutenção da saúde. Em seguida foi entregue aos alunos uma atividade de
registro para consolidar os cuidados necessários no dia-a-dia. Foi feito com os alunos uma dinâmica de
raciocínio, com associação dos números às suas respectivas
quantidades.
O material utilizado na dinâmica foram garrafas pet numeradas de 1 a 10 e palitos de picolés.
Através de uma roda de conversa foi feito uma narrativa oral com os alunos
sobre o seu conhecimento e experiência de vida, explicando
aos alunos a importância de todos na sala de aula construindo uma história com
início, meio e fim. OS alunos participaram da aula de computação desenvolvendo
atividades que complementa a sua aprendizagem. Para encerramento das atividades
na APAE foi feito uma pequena confraternização com os alunos.
Considerações Finais
O Estágio
Supervisionado permitiu uma relação nas “trocas de conhecimentos” diante da
vivência entre teoria e prática presente no contexto escolar. Foi uma
experiência significativa para formação, enquanto acadêmica, e um aprendizado
gratificante. Apresentou como ponto positivo o rendimento de experiência em
sala de aula, proporcionando um melhor desempenho e enriquecendo o
conhecimento, para assim, futuramente, saber proporcionar os alunos um
significado em sala de aula. Eu avalio o estágio com a nota 10 (dez), pelo meu esforço
e dedicação na realização do mesmo.
RELATÓRIO DE ESTÁGIO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA).
O Estágio
busca a associação das dimensões teóricas e práticas do currículo, preparação,
planejamento, ação, reflexão e elaboração na atuação docente, estes constituem
os princípios norteadores desse processo acadêmico.
O estágio foi realizado
no período de 15 a 19 de setembro de 2014 pela acadêmica Elizabete Dias Santos,
com carga horaria de 60 horas dividida entre planejamento e aplicação de
oficina. O projeto que teve como tema Oficina de Reciclagem de Garrafa Pet,
elaborada pelas acadêmicas Elizabete, Elisama, Daiane Aparecida, Geisiane,
Juscimara e Patrícia, obteve um grande resultado. Foi apresentado os passos da
oficina e todos se disponibilizaram a participar cada um com sua criatividade
em usar cores diversas para confecção da flor como vem registrando as fotos, todas
ficaram diferentes e muito lindas.
Na Escola Municipal
Wanda Paim, localizada na Rua Jason Ramos de Oliveira, 265, Ponte Nova. A
recepção foi brilhante por todos, deu se início as atividades sob observação da
professora regente. A oficina teve como objetivo: Despertar nos alunos a
consciência de que não só as garrafas pet, mas também outros tipos de “lixo” ou
objetos podem ser reaproveitados; fazer com que os alunos repassem a seus
familiares e a comunidade os valores que aprenderam na aula referente aos
cuidados com Meio Ambiente. Explicamos o objetivo da aplicação da oficina para
os alunos e começamos a desenvolver a pratica em sala de aula. Com resultado satisfatório.
Depois de prontas os alunos demonstraram prazer em participar da oficina. Com a
participação dos alunos foi feito uma discussão sobre a conscientização e
preservação da natureza e a importância da reutilização do material reciclável.
Encerramos a oficina com a música. Xote Ecológico
de Luiz Gonzaga não posso respirar não posso mais andar.
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| Xote Ecológico na voz de Daiane Aparecida. |
Considerações Finais
Na realização do estágio
de Educação de Jovens e Adultos, foi possível perceber que A EJA
precisa oferecer aos seus educando a possibilidade de construir o seu
conhecimento, levando em consideração a realidade deste, sua condição de
adulto, cidadão, que atua ativamente na sociedade e o objetivo primeiro da
EJA é propiciar ao educando condições para viver em sociedade acima de tudo.
Apesar das mais
variadas práticas do currículo único em sala de aula os alunos tentam
organizar-se de forma em que se sintam melhor, relacionando-se entre si,
construindo conhecimentos e identidades uns com os outros, além das amizades
conquistadas. Enfim percebe que o professor da EJA é de grande importância
e que seja o maior incentivador de seus alunos, mostrando a eles sempre a
importância de buscar o conhecimento e de compreender seus direitos como
cidadãos, para que venham a ser tornar indivíduos autônomos e conscientes. Eu avalio este estágio com nota 10 (dez) Eu avalio o estágio com a nota 10 (dez), a experiência foi de grande resultado, gratificante para minha formação como profissional.
“O exercício de qualquer profissão é prático, no
sentido de que se trata de aprender a fazer “algo” ou “ação”. A profissão de
professor também é prática. E o modo de aprender a profissão, conforme a
perspectiva da imitação, será a partir da observação, imitação, reprodução e às
vezes, reelaboração dos modelos existentes na prática consagrados como bons.”
Selma Garrido Pimenta












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